Em todas atividades da Internet existe um conjunto de normas, genericamente designado como "Etiqueta digital" ou "Netiquette - etiqueta na rede - (Internet)", e que deve ser obedecido por todos para que as relações, entre as pessoas envolvidas, transcorram de forma agradável e harmoniosa.

Netiquette ou etiqueta Digital

Por Dra. Cristiane Rapparine
Coordenadora do www.riscobiologico.org.br

O discurso em mensagens por escrito é diferente do verbal e por vezes podemos dar a entender algo que não era nossa intenção inicial.

Seguem algumas regras gerais:

  • Textos com muitas áreas de letras maiúsculas ou com vários sinais de exclamação/interrogação são compreendidos como mensagens agressivas - não é errado escrever em caixa alta (letra maiúscula) uma palavra que queira destacar ou uma frase que queira enfatizar, no entanto, escrever um texto inteiro apenas com maiúsculas significa em "informatiquês" que o remetente está gritando com o outro interlocutor;
  • Polêmicas podem trazer discussões construtivas e as opiniões são livres – mas respeitar as diferenças é parte fundamental da interação;
  • Somente deve-se copiar e divulgar publicamente um e-mail ou informações de outras pessoas se nos foi dada autorização para isso;
  • Não reencaminhe a mensagem de um remetente para outros colegas - esta conduta somente deverá ser feita se o remetente autorizar - ele pode ter escrito de uma forma pessoal para o destinatário original e não desejar que esta informação seja divulgada para outros;
  • Não envie mensagens com notícias que não sejam referentes ao tema que esteja sendo discutido, evitando avisos de vírus, pirâmides, correntes etc - geralmente estas notícias são simples boatos;
  • Em e-mails para várias pessoas (com cópia), prefira o formato de cópia oculta (CCO) - é comum que as pessoas utilizem estes endereços para encaminhar mensagens de correntes, pirâmides, boatos, etc. Exceções são aceitas se é importante que o destinatário identifique para quem a mensagem foi encaminhada;
  • E, por fim, bom senso nunca é demais para evitar problemas na comunicação digital !

Celular

Aplicações médicas da tecnologia 3G em celulares

Depois dos leilões de freqüências para redes 3G realizados pela ANATEL, as operadoras de telefonia celulares correm para implementar suas redes.

A tecnologia 3G (terceira geração), por oferecer maior velocidade de transmissão de dados, irá permitir uma série de novas e importantes aplicações.

Os usuários de celulares poderão contar com acesso à internet rápida pelo celular (e também pelo computador usando o celular como modem), envio e download de vídeos cada vez maiores e videoconferência, ou seja, conversar pelo celular com a imagem em tempo real.

Na área médica, por exemplo, a possibilidade da "internet banda larga" no celular permitirá uma telemedicina de boa qualidade, a um preço reduzido – de qualquer lugar e a qualquer momento. Exames, radiografias e fotos de pacientes poderão ser enviados em poucos minutos a um centro especializado para interpretação e orientação.

Será possível ainda que profissionais que estejam diante do computador, em uma sala de conferência ou que tenham a mão somente um telefone, participem de uma mesma reunião.

Links de interesse:

Colaboração Dra. Cristiane Rapparini

PDA

Criando seu banco de dados no PDA

Um passo fundamental para qualquer pesquisa clínica ou mesmo para a coleta de indicadores no hospital é a qualidade das informações.

  • Os PDAs na prática médica têm sido utilizados principalmente como fonte de informações, mas seu uso de banco de dados beira-leito ainda não é habitual. Como sugestão vale experimentar o software Pendragon, disponível para teste em http://www.pendragon-software.com/  com um bom tutorial para instalação e uso e com um manual disponível em pdf.

PALM

GoDoctor
http://www.godoctor.com.br 

Fleury 
http://www.fleury.com.br/site/calandra.nsf

Einstein.Palm
http://www.einstein.br/palm

Medpalm NOVO! 
http://medpalm.atspace.com/

Handheldmed
http://www.handheldmed.com

Memoware Medicine eBooks
http://www.memoware.com/

Consensos Médicos 
http://www.consensos.hpg.ig.com.br/palm.htm

MedPalm
http://medpalm.blogspot.com/

Doctor Palm 
http://www.doctorpalm.med.br

The Pediatric Pilot Page
http://www.keepkidshealthy.com/pedipilot.html

Healthy PalmPilot 
http://www.healthypalmpilot.com/

Palm MD 
http://palm-md.8m.com/

Palm-Med-Br
http://www.palmmedbr.hpg.ig.com.br

Pharma Abbreviations Database
http://www.pharma-lexicon.com/index.php?page=palmpilot