No início de setembro, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ) recebeu em sua sede, a subsecretária de saúde do Município do Rio de Janeiro e gestora do Sistema de Centrais de Regulação (SISREG), Dra. Claudia Lunardi.  O SISREG é um serviço do SUS que permite o controle e regulação dos recursos hospitalares e ambulatoriais especializados nos níveis municipal, estadual e regional.

 

Durante uma hora ela apresentou os principais assuntos que envolvem o sistema regulação, como: a regulação de acesso, as solicitações e agendamento de consultas pelo SISEG da regulação ambulatorial, o Sistema Ser (autorização centralizada), demonstrou dados e números da saúde do município, como o número de absenteísmo e seus fatores. Claudia também falou sobre as ações de transparência – aplicativo Meu Digisus, Portal do Cidadão e uma proposta de construção: consulta pública da lista de espera.

Esse primeiro encontro foi para a diretoria SMCRJ, mas o objetivo é que o diálogo sobre regulação comece a surgir e que aconteçam outros encontros na SMCRJ. “Queremos oferecer também essa oportunidade aos nossos associados e interessados sobre o tema. Queremos fomentar uma discussão sadia e entender como realmente funciona o sistema de regulação”, explica o presidente da SMCRJ, Jorge Farha.

palestrasisreg

Na foto: Jorge Farha, Hélio Tostes Filho, Ernesto Rymer, Victor Berbara, Max Kopti, Therezinha Cardoso, Celso Fereira Ramos Filho, Arnaldo Pinechi e Adriana Claudia Lunardi